Civilizações Americanas


Desde o Ensino Fundamental e Médio que temos o costume de estudar as civilizações americanas somente com Incas, Maias e Astecas, com o passar do tempo, alguns livros didáticos nos apresentaram os Eskimós, Iroqueses e outros, mas nada sobre os habitantes do território brasileiro antes de Cabral. Apenas quando mencionamos no “Descobrimento do Brasil”.

Lendo a Revista Aventuras na História, me deparei com um artigo que nos ajuda bastante, como professores, para a apresentação deste tema.

Usando os relatos do bandeirante Antonio Pires de Campos e imagens dos Kuhikugu, chegamos a um ponto bem interessante sobre os nativos que viveram por aqui. Imagine uma cidade bem estruturada como as dos povos  Inca, Maia ou Asteca, bem, tivemos tudo em nossa Amazônia, civilizações distintas, com idiomas diferentes, o que dificultava muito a união desses povos, mas que conseguiram construir locais como Kuhikugu, que foi descoberta por arqueólogos por volta dos anos 1990.





Os Kuhikungu possuíam plantações organizadas, estradas limpas e objetivas, cidades esparsas e ainda utilizavam diques para o controle das cheias e também dos peixes, uma das principais fontes alimentícias daqueles povos.

Algo que se assemelha bastante nessas civilizações com as pré-colombianas foi seu fim. Com uma baixa defesa biológica e o contato com europeus, sarampo, varíola, gripe e outros assassinos microscópicos ajudaram a dizimar essas civilizações. Embora alguns pesquisadores também cogitam que o fim dessas civilizações podem ter ocorrido por guerras entre tribos próximas e variações climáticas.

Comentários