Índios do Brasil

Uso de Documentos em sala de aula sobre o Dia do Índio

Sei que já passou a data comemorativa do Dia do Índio e o conteúdo sobre o período histórico que falamos sobre os índios no Brasil também já passou, mas é sempre bom termos uma idéias e dicas sobre o que podemos fazer em sala de aula.

Uma atividade muito bem utilizada pelos professores de História é o uso de documentos, pode ser textuais, imagens ou outro tipo, o importante é fazer com que os alunos sintam-se como se estivessem naquele momento, próximo de quem escreveu ou registrou a imagem.

Abaixo, encontramos dois textos, contemporâneos, mas nos ajuda bastante a compreender algo mais sobre os nativos do Brasil.

O primeiro é de um adolescente de 13 ou 14 anos morador de uma comunidade do Rio de Janeiro, estudante de uma escola pública, durante um debate sobre o Dia do Índio.



Já este segundo texto, é uma transcrição de uma entrevista dada em 1971, pelo índio Momboré-uaçu, da aldeia de Limão Verde, em Mato Grosso do Sul.


Fazer com que os alunos possam ter contatos com estes textos é um excelente trabalho em classe.

O professor pode desenvolver questões sobre o texto ou fazer com que os alunos desenvolvam frases de impacto sobre a situação atual dos índios no Brasil.

É sempre importante ter uma introdução ao tema antes da aplicação dos textos.




Comentários